Eficiência Operacional no Setor da Saúde: Reduzindo Custos e Melhorando o Atendimento
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- 19 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Como otimizar processos e garantir qualidade para um atendimento mais ágil e eficiente.
Por: Gustavo Postigo
A eficiência operacional se caracteriza pela capacidade das instituições de otimizarem seus recursos para maximizar a qualidade da experiência do paciente, ao mesmo tempo em que reduzem custos e desperdícios durante as etapas. Esse processo ocorre através da implementação de diversas medidas assertivas. A capacitação e treinamento de equipes, gestão de recursos disponíveis de forma mais eficiente e utilização de tecnologias de automação como a inteligência artificial são exemplos práticos que melhoram a eficiência das empresas.
No setor da saúde, a eficiência operacional é um pilar fundamental para as instituições que buscam construir um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador. Em um cenário de crescente pressão financeira, onde a demanda por qualidade é alta e os custos continuam subindo, otimizar processos internos e evitar desperdícios tornou-se essencial. Segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), até outubro de 2024, os custos operacionais cresceram aproximadamente 8%, o que pressiona clínicas e hospitais a buscarem soluções que permitam oferecer um atendimento ágil, eficiente e econômico.
De acordo com o diretor de Supply Chain da Rede D’Or, Márcio Gonçalves, “Se hoje a empresa atingiu um patamar de excelência em saúde é porque sempre houve uma busca constante por eficiência”. Essa afirmação reflete o principal objetivo por trás desse processo, que busca simplificar as áreas operacionais através do gerenciamento centralizado de recursos, insumos e serviços, priorizando a força e foco dos gestores na atividade principal (fim). Nesse contexto, o diferencial ocorre através de economias de escala, no qual a implementação de um centro de serviços compartilhados se torna responsável pelas atividades de gestão financeira, central de atendimento e setor de TI, que fornecem um auxílio e suporte para o grupo. Dessa forma, a instituição garante qualidade e padrões elevados para seus pacientes, acelerando o processo de agendamento, atendimento e liberação de exames, o que resulta na melhora do atendimento em todas as suas unidades.
Analogamente, uma das principais estratégias utilizadas para aumentar a eficiência em clínicas e hospitais é o mapeamento de processos. Através desse mapeamento é possível visualizar e compreender os fluxos de trabalho da organização, identificando eventuais gargalos, tarefas duplicadas ou atividades não relevantes na operação. Assim, se torna possível reformular o fluxo de trabalho para garantir mais agilidade e melhorar a eficiência na empresa, encurtando processos por meio de protocolos mais claros, o que torna a rotina da equipe mais produtiva.
Por fim, a eficiência operacional no setor da saúde é uma resposta às crescentes necessidades de adaptação frente aos desafios econômicos e de atendimento. Ao otimizar processos e adotar tecnologias de ponta, clínicas e hospitais podem oferecer um atendimento mais qualificado e economizar recursos ao mesmo tempo, beneficiando a todos os envolvidos no processo. A Liga de Gestão em Saúde, buscando explorar e desenvolver soluções na gestão, está à disposição para oferecer suporte a instituições da área que buscam implementar melhorias nesse sentido.
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Referências:
MEDICINA S/A. Foco no paciente: como clínicas podem melhorar a eficiência operacional. Disponível em: <https://medicinasa.com.br/foco-paciente/>. Acesso em: 3 nov. 2024.
PODER360. Eficiência operacional é chave para medicina de excelência. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/conteudo-de-marca/eficiencia-operacional-e-chave-para-medicina-de-excelencia/>. Acesso em: 3 nov. 2024.
FCAMARA. Eficiência operacional na saúde: conheça as boas práticas. Disponível em: <https://fcamara.com/blog/eficiencia-operacional-na-saude/>. Acesso em: 4 nov. 2024.
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